FESTIVAL DE TEATRO CLÁSSICO PORTUGUÊS

Este projecto de Silvina Pereira, investigadora da Universidade de Lisboa, membro integrado do Centro de Estudos Clássicos, e Directora Artística do Teatro Maizum, conta com o apoio da DGArtes, da Câmara Municipal de Lisboa, e da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, e tem como associados, entre outros, o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e a Cátedra Fidelino de Figueiredo da Universidade do Estado da Bahia/Instituto Camões.

Programação Festival de Teatro Clássico Português

A organização deste Festival de Teatro Clássico Português visa celebrar o teatro quinhentista dando corpo e voz a um património que merece ser estudado, preservado e representado. Trata-se de um repertório que urge conhecer melhor, convidando o público e académicos a apreciar e reflectir sobre as criações dramáticas de uma sociedade tão «espectacular» como foi a portuguesa do século XVI, um tempo marcado pela novidade e mudança vertiginosa. As leituras incidirão sobre quinze textos desta época, criações de alguns dramaturgos conhecidos e de outros anónimos, invenções de artistas de uma época histórica que podemos considerar como sendo o «século de ouro» da Cultura e do Teatro em Portugal.

Esta amostra pretende enriquecer o imaginário teatral português revelando a grande diversidade das práticas teatrais ao tempo, e mostrando-nos uma sociedade e uma época que respirava Teatro.

É também uma oportunidade para valorizar a potencialidade cénica dos textos quinhentistas, que uma leitura dramática permite revelar, dando a ver as propostas implícitas de encenação neles contidas e, desse modo, contribuir para a sua recepção e aproximação ao espectador contemporâneo.