Minicurso “Idade Média inquieta: moldando o feminino, representações literárias”
O propósito do curso, realizado no Auditório José Rocha Laranjeira (DCET I/UNEB), entre os dias 03 e 04 de outubro de 2023, foi o confronto comparativo entre o feminino literário, o feminino conceptualizado pelos pensadores e filósofos e a realidade “inquietante” das figuras femininas históricas.
Ministrante: Profa Dra Elisa Gomes da Torre / UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. IF.FLUP, Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
1ª sessão:
1. Introdução aos conceitos de feminino e idealização da mulher na Idade Média
2. A realidade histórica do estatuto do feminino
3. Reparando nas mulheres: breve contextualização histórica, sociológica e ideológica das mulheres na Alta Idade Média. Abordagem a alguns casos inquietantes: Dhuoda (fl 824-844) e Rosvita de Gandersheim (c.935 – c.1002).
4. O desenvolvimento das cidades e o trilho para a independência financeira de (algumas) mulheres.
5. A castelã. A mulher administradora senhorial. Alguns exemplos “inquietantes” de mulheres guerreiras.
2ª Sessão:
6. A mulher culta. O papel fundamental de Leonor de Aquitânia (sec XII) no surgimento da cultura cortês e nas artes trovadorescas.
6.1 Mulheres trovadoras; mulheres escritoras. Marie de France(sec XII); Cristina de Pisano (sec XIV).
6.2 A mulher na Ciência. A Escola Médica de Mulheres ( Salerno).A inquietante Trotula de Salerno (sec XII).
7. Figuração estética e literária da Mulher: o caso paradigmático de Isolda.
8. A inquietante e inquieta Heloísa.
9. Considerações Finais.
_______________________
Teatro Clássico Português – Um passado com futuro
O minicurso ” Teatro Clássico Português – Um passado com futuro” teve como objetivo dar a conhecer a diversidade e riqueza dramática do repertório do século XVI e a sua atualidade temática, que nos permite encontrar um lugar de reflexão sobre as grandes questões intemporais inerentes à condição humana. O enfoque e a perspectiva teórico prática estão sustentadas num trabalho que alia a vertente de investigação à criação artística, oferecendo uma visão cénica sobre os textos e pugnando pelo pressuposto que este corpus quinhentista de 150 peças tem muito a dizer à nossa contemporaneidade.
Tópicos das aulas
1.º dia – Antecedentes e panorâmica cultural e teatral à época. Práticas teatrais no século XVI. Representações, edições e censura. (3hs).
2.º dia – Obras, gêneros e temas. Perspectiva cénica. Leitura de excertos incidindo na experiência da leitura em voz alta e na reflexão sobre o potencial dramático desses textos. (3hs).
3.º dia – As três comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos: um caso exemplar de estudo. A dramaturgia, a interpretação e a encenação. Leitura de excertos feita pelos participantes. Os espectáculos hoje: desafios e descobertas. A grande alegria da palavra e do jogo cénico. (3hs).
__________
Curso de extensão “Interface Medicina e Literatura – a narrativa oral no consultório”
Texto: Eunice Silva e Caio Santos/Ascom
Imagem: Divulgação