Colóquio Internacional Auto da Barca do Inferno – 500 anos

O Colóquio Internacional Auto da Barca do Inferno – 500 anos foi realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGELL/UNEB), Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPgLitCult/UFBA) e o Gabinete Português de Leitura de Salvador.

Congregou estudiosos de Portugal e Brasil, com a finalidade de comemorar, rever e atualizar a leitura do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, teve como objetivo possibilitar a troca acadêmica com renomados pesquisadores portugueses e brasileiros da dramaturgia em língua portuguesa e estudantes de graduação e pós-graduação.

A programação reservou as conferências Viagem ao inferno: problemas de Ecdótica e de genologia ou o diabo a quatro, proferida pelo pesquisador José Camões, da Universidade de Lisboa, e A Barca do Inferno, de Gil Vicente: perguntas por responder, que proferida por José Augusto Bernardes, da Universidade de Coimbra.

A iniciativa contou ainda com mesas redondas sobre temas como Uma biografia para Gil Vicente, A comédia de Diu e o argumento histórico-épico, e Inferno: de rúbricas, de encenações…, de volta às fontes.